Enquete: Pequenas ações no dia a dia podem gerar importantes mudanças para o planeta. O que você está fazendo para ajudar?

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Primeiras Impressões



– O que mais chamou a atenção;
O que mais me chamou a atenção no projeto em geral foi o veículo de comunicação escolhido para sensibizar as pessoas com um assunto tão sério que é a ecologia, através da internet, pois hoje em dia é um dos meios de comunicação mais utilizados, inclusive em grande massa pelos adolescentes, que se interessam pelos assuntos relatados através das redes sociais, bloggers etc., pois é uma forma mais dinâmica e que atinge um grande público em menor tempo. Então acho que através desse meio poderemos conscientizar as pessoas com mais facilidade e um maior número de pessoas.
– O que marcou, pensou, refletiu, relembrou…
O que marcou foi a interação no final com as equipes e o trabalho em equipe que terá de ser exercido conforme o andamento do blog, ainda mais porque todos os membros da nossa equipe nos conhecemos através do blog. E a questão dos assuntos tratados, me fez refletir muito se eu estou contribuindo para a natureza, se eu estou afinal fazendo alguma diferença, se eu estou preservando o ambiente onde eu vivo para as futuras gerações que virão... E me fez querer mudar, me motivou no sentido de que se eu não estou fazendo tudo como deve ser feito a hora de mudar é agora porque depois poderá ser tarde demais.
– Pontuar temas que mais marcaram e que podem ser o ponto de partida para o tema a ser trabalhado no seu Blog.
- Poluição nos rios.


Ana Paula Backes.



Na Sensibilização, o que marcou mais para mim, foi a atividade em que todos os participantes tinham que dar uns dez passos, mas sem usar os pés. Ao ouvir as regras, foi interessante ver a expressão de cada um; alguns já achavam que seria impossível, outros já estavam pensando em maneiras de como isso poderia ser feito e outros já estavam na garupa, no colo, de barriga no chão, em diversas maneiras, prontos para cumprir o desafio. No início, começou só com uma pessoa, com o tempo foi multiplicando e ficando mais fácil de chegar ao nosso destino. Com essa experiência, podemos ver que, com o trabalho em equipe, tudo pode se tornar possível e mais fácil, só basta um ou dois incentivos para todos seguirem juntos com um grande propósito e um resultado imenso.



Emili Hashimoto.



Bom, o que mais chamou minha atenção, na capacitação do dia 28/04, foi sobre a questão dos temas do nosso blog que deve ser referir à região de Joinville em si, das proximidades, pois temos que “mudar o mundo”, começando por perto, pela nossa região. Neste dia, foi bastante frisado a questão de melhorar as proximidades em Joinville e no bairro das escolas participantes.
Um assunto que me chamou bastante atenção foi sobre os rios do bairro, até tem um do lado da nossa escola, e acho que isso pode ser um tema bastante rico para postarmos no blog, pois vamos conseguir interagir bem com o pessoal do bairro.



Leonardo Tadeu Diniz Leal.



No dia 27, os alunos de algumas escolas de Joinville se reuniram na escola Celso Ramos para debater sobre um mesmo assunto: ecologia. O movimento foi organizado pela Embraco, afim de que as escolas participantes construíssem um blog para conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais do lugar em que vivemos e tentar mostrar algumas possibilidades de melhorias. Foi uma manhã muito produtiva, em que debatemos problemas perto de nós - enchentes, poluição entre outros - e ainda de que podemos conscientizar a população, sobre eles.
Também fizemos uma dinâmica diferente. No começo achamos impossível de realizar o desafio, mas com um ajudando o outro, conseguimos fazê-la. A dinâmica fez com que as escolas interagissem e acabamos fazendo novas amizades. Agora todas as escolas estão em uma corrida para ajudar o meio ambiente, e também em uma “corrida” para ver quem consegue ter o melhor desempenho da construção do blog.



Ryan Olívio.



O que mais chamou atenção foi que todos podemos fazer um trabalho na hora que quisermos, basta nos envolvermos e ainda que, ao olharmos uma imagem, podemos dizer tantas coisas, tudo depende do jeito de ver o mundo. A dinâmica nos mostrou que, quando se tem um objetivo – como atravessar a sala sem tocar os pés no chão ou a construção de um blog - e uma equipe, sempre teremos o outro para nos ajudar e para nos motivar. Pensei que para o blog poderíamos criar um mascote que nos acompanhasse na trajetória do rio.



Amanda Klitzke dos Santos.



Da sensibilização, o que mais chamou atenção foi a diferença entre duas meninas de culturas diferentes, o que nos mostrar que tudo tem sempre um ponto de vista. Além disso, o modo de vida que vivemos hoje é completamente insustentável e isso traz consequências. E daí o que podemos fazer? O mais provável é reinventar o nosso modo de vida, não mudar drasticamente, mas até que nossas escolhas não afetem a vida natural. Por isso, acredito que no blog possamos responder: como viver sem afetar o meio ambiente ao meu redor?



João Lucas Sales.

0 comentários:

 
Design by Alem Do Rio and Wordpress Theme | Bloggerized by Templates by rukasu(João Lucas) | alem do rio and rukasu portal