Enquete: Pequenas ações no dia a dia podem gerar importantes mudanças para o planeta. O que você está fazendo para ajudar?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Univille sedia Conferência Regional do Meio Ambiente

Cerca de 350 pessoas se reunirão na Univille no dia 1º de Outubro para discutir novas propostas para fortalecer a política ambiental

A Universidade da Região de Joinville ? Univille sedia a Conferência do Meio Ambiente da Macro Região de Joinville, que acontecerá nesta quarta-feira, 1º de Outubro, das 8h às 18h30min no auditório e anfiteatros I e II da Instituição.

O objetivo deste evento é de mobilizar, educar e ampliar a participação popular na formulação de propostas para um "Brasil Sustentável", fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente ? SISNAMA.

A conferência regional de Joinville abrangerá os municípios de Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Araquarí, Barra Velha, São João do Itaperiú, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Guaramirim, Schroeder e Corupá. Dessa pré-conferência deverão resultar propostas para a 1ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina - CEMASC, programada para ocorrer nos dias 30 e 31 de outubro, levando encaminhamentos para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, a ser realizada em Brasília nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Todas as etapas são abertas à participação de órgãos governamentais, ONGs, universidades, setores produtivos, representantes de entidades da sociedade civil e qualquer cidadão interessado.

No debate ocorrido nesta quarta-feira, na Univille, serão abordados seis temas: recursos hídricos, biodiversidade e espaços territoriais protegidos, infra-estrutura, transporte e energia, agricultura, pecuária, pesca e silvicultura meio ambiente urbano e sobre as mudanças climáticas. Na ocasião também serão eleitos dois delegados para representarem a região na Conferência Estadual e, posteriormente, na Nacional.

Segundo a organizadora do evento na Univille, profª Magali Cury Cecato, a realização das pré-conferências regionais e da etapa estadual fazem parte da estratégia do Ministério do Meio Ambiente, que pretende realizar em todo o País um grande debate sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, responsável pela preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental.

O grande debate terá como base a própria Constituição Federal que prevê que o meio ambiente é um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido.

Em Santa Catarina, a organização do debate está sendo realizada por uma comissão constituída por representantes do IBAMA/SC, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente - SDS, entidades não-governamentais, universidades e ambientalistas.

Fonte: Univille

0 comentários:

 
Design by Alem Do Rio and Wordpress Theme | Bloggerized by Templates by rukasu(João Lucas) | alem do rio and rukasu portal